segunda-feira, 21 de março de 2011

BENEFÍCIOS ALEGADOS A ÁGUA ALCALINA

Os íons  OH(que caracterizam um sistema básico ou alcalino) reduziria com algumas espécies reativas de oxigênio, diminuindo o estresse oxidativo, apontado como uma das principais causas do processo de envelhecimento, ao danificar progressivamente membranas celulares e o próprio DNA, produzindo uma série de erros em cascata que intensificam o processo de falhas e degeneração do organismo, provocando o envelhecimento.
Assim, em tese, a água alcalina seria benéfica por retardar alguns dos fatores do envelhecimento e diminuir as chances de câncer (doença relacionada ao estresse oxidativo do DNA, geradora de células que se multiplicam descontroladamente).

Esse recurso, conquanto controverso (veja abaixo), é defendido pelo inventor e futurista Raymond Kurzeil (Inventor do ano de 1998, pelo MIT; Medalha Nacional da Tecnologia 1999, nos EUA) em seu livro Medicina da Imortalidade. A prospecção de todos os meios científicos disponíveis para aumentar a longevidade (visando, num futuro não tão distante, o rejuvenescimento e a imortalidade física) é uma preocupação do movimento transhumanista


MÉTODOS

1. Alcalose pela ingestão de bicarbonato de sódio

A ingestão de bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um meio de produzir a alcalose do sangue. 
Quantidade utilizada em um estudo da Universidade de São Paulo (USP)[1]:

0,3g de bicarbonato de sódio (NaHCO3) por cada kilograma de peso corporal 

Exemplo: indivíduo com 65kg deveria ingerir 19,5g de bicarbonato (0,3 x 65 = 19,5). 

Foi demonstrado no mesmo estudo da USP que esta dose utilizada é mais eficiente na melhora do desempenho do que uma dose de 0,2g x kg ou inferior. Já doses superiores não causam mais benefícios do que a dose de 0,3g x kg[1].

A ingestão de NaHCO3 promove aumento significativo do pH sanguíneo (isto é, ele fica mais básico ou alcalino).

A elevada concentração de HCO3- causada pela ingestão de NaHCO3 promove aumento do efluxo dos íons H+ das células musculares para o sangue, onde são tamponados[2].

OBS: Estas doses foram utilizadas para alcalose do sangue por meio da  ingestão de cápsulas gelatinosas de bicarbonato de sódio. A ingestão por dissolução na água deve reduzir seu efeito em razão da reação com o ácido clorídrico do estômago. Um aumento da concentração pode ser uma estratégia para tentar contornar este problema.

2. Alcalose pela ingestão de água alcalinizada por ionizadores

Filtros ionizadores filtram a água e produzem água alcalina própria para o consumo. Embora populares nos EUA, filtros ionizadores não são encontrados à venda no Brasil. 

Raymond Kurzweil recomenda o seguinte aparelho:

CRÍTICAS
Alguns especialistas criticam estes aparelhos ionizadores (e o argumento pode ser estendido ao bicarbonato de sódio) sob o argumento de que os íons OH- não conseguiriam vencer a acidez do estômago e que, portanto, o efeito de sua ingestão seria o da água normal.
Raymond Kurzweil refuta esta critica sob o argumento de que parcela dos íons atingiriam porções ulteriores do aparelho digestivo, sendo absorvidos pelo organismo e que um pequeno aumento na alcalinidade do sangue poderia produzir um grande benefício para a saúde. 


Este knol lhe foi útil? Se foi, por favor, avalie e salve ele nos seus favoritos. Visite, também, nossos outros knols (lista no lado direito desta página)

Referências

  1. RTIOLI, Guilherme Giannini et al . A ingestão de bicarbonato de sódio pode contribuir para o desempenho em lutas de judô? Rev Bras Med Esporte, Niterói, v. 12, n. 6, dic. 2006 . Disponible en <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922006000600014&lng=es&nrm=iso>. accedido en 26 oct. 2009. doi: 10.1590/S1517-86922006000600014.
    Trata-se de protocolo de pesquisa sobre possível efeito ergogênico da ingestação de bicarbonato. Conquanto o estudo seja inconcluso sobre o efeito ergonômico, não resta dúvida sobre a capacidade de produzir alcalose.
  2. Mainwood GW, Worsley-Brown PA. The effect of extracellular pH and buffer concentration on the efflux of lactate from frog sartorius muscle. J Physiol. (London) 1975;250:1-22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário