quarta-feira, 2 de março de 2011

Microfranquias são opção de negócio para quem não pode investir muito

Ser dono de seu próprio negócio está deixando de ser um sonho e aproximando-se cada vez mais da realidade dos brasileiros. Uma boa opção para quem deseja alcançar esta meta são as microfranquias, ou seja, franquias que exigem um investimento mais baixo e que algumas vezes podem ser montadas na própria casa. Isso possibilita que a pessoa concilie o negócio com alguma outra atividade profissional ou simplesmente realize o sonho de ser seu próprio patrão. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2009, revela que o setor teve um crescimento de 14,7% no faturamento em relação a 2008 e já espera um aumento de 18,7% neste ano. Além disso, esse tipo de negócio tem menos de 5% de falência.

Um bom exemplo disso é a empresária Thaís Negrão que há um ano abriu um quiosque da Empada Brasil em um supermercado. “Queria aumentar a renda mensal da minha casa. Comecei a pesquisar as opções de investimento e encontrei as microfranquias que exigem um investimento menor. Além disso, consigo ter um horário mais flexível com meu outro emprego, posso trabalhar com metas e acabo aperfeiçoando meu lado empreendedor”, conta Thaís que investiu R$ 60 mil para abrir o quiosque. Ela afirma alcançar de 25% a 30% do faturamento bruto ao mês de lucro.

Dicas de quem já tem uma microfranquia:
“Escolhi abrir em um supermercado por ter um grande fluxo de pessoas, mais segurança do que uma loja de rua, baixa concorrência e estacionamento mais acessível para meus clientes. Recebo cerca de 60 pessoas por dia. Como não temos estoque, os produtos e bebidas são feitos diariamente”, complementa.

A empresária pensa em abrir outra microfranquia no ano que vem e dá uma dica para quem ficou interessado neste tipo de negócio. “Você deve pesquisar uma área que gosta de trabalhar e aí sim procurar uma franquia que tenha interesse. Fique bem informado sobre o suporte que oferecem e não esqueça de escolher um ponto que compense todo o trabalho. Vale a pena investir em uma microfranquia, mas requer dedicação e planejamento estratégico”, finaliza Thaís.

Por falar em planejamento, a Microsoft oferece gratuitamente diversos modelos de planilhas para você planejar bem o seu negócio e não se perder, acesse agora o Grátis e Melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário